Projeto Mata Atlântica - 2ºs anos


No primeiro Semestre de 2018, os alunos do segundo ano participaram do projeto Mata Atlântica no qual tiveram a oportunidade de conhecer sua fauna e a flora, com ênfase no município de São Bernardo do Campo.
Uma das estratégias utilizadas foi a visita ao Parque Estoril que é considerado a primeira unidade de conservação do município de São Bernardo do Campo, unindo Mata Atlântica, Represa Billings, trecho da Serra do Mar, fauna silvestre, e abriga a Escola Livre de Sustentabilidade e o Zoológico Municipal, especializado em fauna brasileira, com aproximadamente 250 animais de 70 espécies, dentre eles: répteis, aves e mamíferos, muitas delas ameaçadas de extinção, como jaguatirica, o cachorro-vinagre, a arara azul e o tamanduá-mirim, que pode ser encontrado em áreas florestais, é considerado um importante refúgio da avifauna brasileira.
            Além disso, como dissemos, sedia o Zoológico de São Bernardo do Campo ou Zoológico do Parque Municipal Estoril "Virgílio Simionato", inaugurado em 05/10/1985, e tem como objetivos o estudo, a reprodução e a recuperação de animais selvagens.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer os animais que estudaram anteriormente em sala de aula, o que proporcionou aliar a teoria à prática, vislumbrando o animal no seu meio.
Ao entrar no Parque foi possível observar a flora da Mata Atlântica, inclusive dando prosseguimento nela através de trilhas e oportunizando conhecer a diversidade de plantas e suas características específicas como suas partes – raiz, caule, folha, flor e frutos – e características do tipo: aérea, aquática e terrestre.
Os alunos ficaram estupefatos com a grandeza da Represa Billings, e tiveram a compreensão da trajetória que a água faz para chegar em suas casas, bem como a importância da preservação para manter a qualidade de vida nossa e da natureza.
Profs. Adriana, Andreia e Jonas



Comentários