Memórias - 3º ano A


Neste trimestre o 3º ano A, em Língua Portuguesa, produziu textos do gênero “memórias”.
Dentro da proposta de trabalho fizemos uma entrevista com o avô de um dos alunos da sala, na qual, o entrevistado nos contou sua vida desde a infância até os dias atuais por meio das perguntas realizadas pelos alunos.
Este momento foi de grande aprendizado para os alunos que se surpreendiam com muitas das respostas que obtinham, pois retrava um contexto ao qual não vivenciaram; muitos conflitavam as respostas do entrevistado ao que ouviam de seus avós o que contribuiu muito nas histórias contadas. 
Percebi o quanto esse momento foi importante pois pude observar a admiração das crianças frente ao entrevistado, que a todo momento transmitia afeto em suas falas.
As produções de texto dos alunos foram pautadas nas informações recebidas na entrevista que retravam as memórias de uma vida intensa, os alunos focaram seus textos no que mais chamou a atenção deles no decorrer da entrevista.
Acredito que a atividade foi bastante produtiva não apenas para o desenvolvimento pedagógico, mas sim para a vida das crianças que tiveram uma grande oportunidade de troca com uma pessoa que viveu num contexto muito diferente do que eles conhecem, esse contato proporcionou a valorização de alguém que já viveu grandes experiências de vida.
Prof. Adriana Ferrari

Comentários