No sábado, dia 05 de dezembro, a EMEB José Cataldi recebeu alunos,
pais e comunidade escolar para exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o
ano letivo de 2015. A Mostra Literária tem como objetivo valorizar as práticas
de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental a partir da apreciação de
leituras, da visita à exposição de trabalhos de produção de texto dos alunos e
da troca de experiências de aprendizado, pessoais e coletivas.
Além de apreciar as produções do seu filho e da turma, os pais e a
comunidade puderam acompanhar o rico trabalho desenvolvido pela equipe docente.
Textos de memória, fábulas, contos de artimanha, notícia, entre outros
integraram a diversidade de gêneros que foram trabalhados e que estavam
presentes nessa Mostra.
As atividades de socialização procuram criar um espaço para que os
alunos mostrassem o que aprenderam, como aprenderam e a finalidade do que
aprenderam, preparando-se para expressar esse saber e partilhar com os pais o
que conheceram / estudaram.
No período da manhã e da tarde, atividades variadas envolveram as famílias,
que se impressionaram com os trabalhos apresentados e que foram desenvolvidos
ao longo do ano.
Se você não compareceu, veja a programação completa da Mostra
Literária, que inclui alguns textos explicativos dos trabalhos desenvolvidos.
2º ano II (Professoras
Maysa, Jéssica e Priscila)
O primeiro passo ao receber os pais na
sala de exposição foi explicar-lhes pedagogicamente as atividades, de que forma
elas foram desenvolvidas e quais eram nossos objetivos. Em seguida, os alunos
realizaram a leitura das notícias produzidas e depois todos assistiram o vídeo
do telejornal.
Para a confecção do mural de notícias e
apresentação do vídeo, os alunos dos 2ºs anos do ciclo II realizaram uma série
de atividades: manusearam jornais, conheceram sua história e como ele é
organizado.
Primeiramente, verificamos o que já
sabiam sobre o gênero e depois com algumas informações mapeadas, iniciamos o
trabalho com leituras diárias e análises de notícias para que percebessem e
elencassem as características e os aspectos linguísticos presentes no gênero.
Demos sequência ao trabalho com a
produção e revisão de notícia coletiva, em dupla e individual. Para as
produções individuais, os alunos se prepararam lendo notícias previamente
selecionadas pelas docentes e assistiram palestras sobre o assunto que seria
abordado em suas produções, para que “conhecedores do tema” tivessem mais
propriedade para escreverem.
Para a gravação do vídeo, os alunos
retomaram os estudos já realizados sobre a história do jornal no Brasil,
fizeram pesquisas sobre os diferentes tipos de textos presentes no jornal,
exercitaram a oralidade e improviso e prepararam previamente o discurso, posto
que teriam que apresentar um telejornal e fazer entrevistas. No vídeo, com
formato de um telejornal, os estudantes apresentaram p “Jornal da Turma” no
papel de apresentadores, repórteres e entrevistados.
Professoras Maysa, Jéssica e Priscila
2ºs anos/ciclo II – A, B e E - 2015
Assista o
nosso telejornal e saiba mais sobre o assunto.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.
Temos muito prazer em saber sua opinião!