Trabalho com Notícias - 2ºs anos B, C e E

No sábado, dia 05 de dezembro, a EMEB José Cataldi recebeu alunos, pais e comunidade escolar para exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo de 2015. A Mostra Literária tem como objetivo valorizar as práticas de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental a partir da apreciação de leituras, da visita à exposição de trabalhos de produção de texto dos alunos e da troca de experiências de aprendizado, pessoais e coletivas.
Além de apreciar as produções do seu filho e da turma, os pais e a comunidade puderam acompanhar o rico trabalho desenvolvido pela equipe docente. Textos de memória, fábulas, contos de artimanha, notícia, entre outros integraram a diversidade de gêneros que foram trabalhados e que estavam presentes nessa Mostra.
As atividades de socialização procuram criar um espaço para que os alunos mostrassem o que aprenderam, como aprenderam e a finalidade do que aprenderam, preparando-se para expressar esse saber e partilhar com os pais o que conheceram / estudaram.
No período da manhã e da tarde, atividades variadas envolveram as famílias, que se impressionaram com os trabalhos apresentados e que foram desenvolvidos ao longo do ano.
Se você não compareceu, veja a programação completa da Mostra Literária, que inclui alguns textos explicativos dos trabalhos desenvolvidos.
2º ano II (Professoras Maysa, Jéssica e Priscila)
        O primeiro passo ao receber os pais na sala de exposição foi explicar-lhes pedagogicamente as atividades, de que forma elas foram desenvolvidas e quais eram nossos objetivos. Em seguida, os alunos realizaram a leitura das notícias produzidas e depois todos assistiram o vídeo do telejornal.
        Para a confecção do mural de notícias e apresentação do vídeo, os alunos dos 2ºs anos do ciclo II realizaram uma série de atividades: manusearam jornais, conheceram sua história e como ele é organizado.
        Primeiramente, verificamos o que já sabiam sobre o gênero e depois com algumas informações mapeadas, iniciamos o trabalho com leituras diárias e análises de notícias para que percebessem e elencassem as características e os aspectos linguísticos presentes no gênero.
        Demos sequência ao trabalho com a produção e revisão de notícia coletiva, em dupla e individual. Para as produções individuais, os alunos se prepararam lendo notícias previamente selecionadas pelas docentes e assistiram palestras sobre o assunto que seria abordado em suas produções, para que “conhecedores do tema” tivessem mais propriedade para escreverem.
        Para a gravação do vídeo, os alunos retomaram os estudos já realizados sobre a história do jornal no Brasil, fizeram pesquisas sobre os diferentes tipos de textos presentes no jornal, exercitaram a oralidade e improviso e prepararam previamente o discurso, posto que teriam que apresentar um telejornal e fazer entrevistas. No vídeo, com formato de um telejornal, os estudantes apresentaram p “Jornal da Turma” no papel de apresentadores, repórteres e entrevistados.
Professoras Maysa, Jéssica e Priscila
2ºs anos/ciclo II – A, B e E - 2015


Assista o nosso telejornal e saiba mais sobre o assunto.


Comentários