Fábulas de Autoria - 3º ano A

Provérbios ou ditos populares normalmente, são frases curtas ou expressões que transmitem conhecimentos comuns à vida.

        
         Durante o 2º trimestre trabalhamos com o gênero textual ‘Fábulas’ onde, uma das etapas da sequência, foi a de desvendar os conhecimentos através de alguns provérbios...
            Foi um trabalho bastante interessante, pois tínhamos que analisá-los “além das palavras”.
            Juntamente com essa análise, fizemos um paralelo com o nosso cotidiano: “Em quais situações cabem/caberiam determinados provérbios?”
            Mediante essas análises, pudemos constatar que o nosso dia a dia está rodeado de situações que podem ser justificadas e/ou fundamentadas com e/ou por um provérbio.
            Conhecemos a biografia, lemos e analisamos textos dos três principais fabulistas: Esopo, La Fontaine e o brasileiro Monteiro Lobato.  Os alunos ficaram encantados em saber que Esopo nasceu a.c e que era uma pessoa extremamente inteligente, escassa de atrativos físicos e dinheiro.
            Após um período de leituras, análises e produções coletivas, os alunos puderam criar suas próprias fábulas, para isso, escolheram animais com suas respectivas características a fim de produzirem um texto coerente tanto no que diz respeito à sua estrutura bem como condizente com a moral da história.

            O resultado desse trabalho foi apresentado no sábado letivo (05/12/2015) – dia da nossa Mostra Literária, onde os alunos puderam ler suas produções para seus pais e os presentes no local.

Professora Marisa Ramos Dias
3º ano A - 2015

Comentários